Certamente os avanços tecnológicos são a principal razão para o crescimento do mercado de startups. Além de facilitar a vida dos empreendedores, as novas tecnologias também criam e continuarão criando muitas oportunidades de negócios. Enquanto uma empresa cresce 5% ou 10% ao ano, uma startup cresce 3.000%, por exemplo.
Sobretudo, nem tudo são flores nesse mercado, ainda mais porque empreender no Brasil não é fácil. A pesquisa “The Top 12 Reasons Why Startups Fail”, da CB Insights, indica que apenas 10% das startups sobrevivem. Além disso, 70% encerra as atividades entre dois e cinco anos de existência.
Em contrapartida, toda crise também é uma oportunidade promissora para obter sucesso mediante reflexão e adaptação. Isto é, continuar a expandir seus mercados e investir em suas marcas sem deixar de garantir uma melhor eficiência operacional. Estes são métodos relevantes para sair da crise e ir além das estratégias de defesa — corte de custos, redução de investimentos e enxugamento de pessoas.
Equilíbrio entre crescimento e rentabilidade: como fazer isso?
Após o ciclo de abundância de capital que acelerou a criação dos unicórnios brasileiros, este ecossistema enfrenta atualmente um novo cenário econômico. Nele, os desafios são uma constante. Afinal, os acontecimentos recentes trouxeram consigo questionamentos importantes sobre o crescimento acelerado das startups. São eles:
- a combinação da pandemia com a crise energética;
- a guerra na Ucrânia,
- a maior inflação nos EUA dos últimos 40 anos;
- o impacto na bolsa de valores e nos países emergentes, além da
- flutuante variação entre dólar e real.
Uma visão executiva do mercado
Na busca pela eficiência em caixa, a primeira medida adotada pelas empresas é o corte de custos. Entretanto, comumente esse corte acontece nas linhas de aquisição e crescimento, o que traz alguns riscos.
Pausar o desenvolvimento de sua empresa quando ainda há espaço a conquistar pode tirá-la da competição e deixar o espaço não capturado para os concorrentes, principalmente aqueles com gestão equilibrada de crescimento e rentabilidade. Afinal, não há fluidez na estratégia se não houver integração das informações.
Os registros de contabilidade para startups geralmente contam com custos enxutos e estrutura reduzida. Porém, isso não muda o fato de que continua sendo necessário manter controle preciso e constante sobre as movimentações, tanto de obrigatoriedades quanto de faturamento. Dessa forma, a estruturação contábil se apresenta como uma ferramenta de suma importância para este tipo de empresa.
Como dito anteriormente, a realidade de uma startup é totalmente diferente das empresas tradicionais. Por isso, buscar prestadores de serviços alinhados ao perfil e aos objetivos próprios é fundamental.
Quão rentável é a sua startup?
A rentabilidade trata-se do resultado das operações da empresa em um determinado período em relação aos investimentos realizados. Isso inclui todos os elementos econômicos, operacionais e financeiros da startup. Então leve todos estes fatores em consideração para avaliar o indicador.
Dessa forma, a GAAP atua como principal referência técnica e fornecedora de suporte estratégico para hubs de inovação e algumas das principais iniciativas voltadas ao desenvolvimento e aceleração de startups dos mais variados segmentos do país.
Entre em contato conosco para conhecer as vantagens da contabilidade para startups de perto.
Henrique Macedo é sócio/diretor da GAAP Auditores & Consultores, empresa especializada em terceirização de serviços contábeis e parceira do Founder Institute São Paulo como mentor de nosso programa de capacitação de startups.