Certamente os avanços tecnológicos são a principal razão para o crescimento do mercado de startups. Além de facilitar a vida dos empreendedores, as novas tecnologias também criam e continuarão criando muitas oportunidades de negócios. Enquanto uma empresa cresce 5% ou 10% ao ano, uma startup cresce 3.000%, por exemplo.
Sobretudo, nem tudo são flores nesse mercado, ainda mais porque empreender no Brasil não é fácil. A pesquisa “The Top 12 Reasons Why Startups Fail”, da CB Insights, indica que apenas 10% das startups sobrevivem. Além disso, 70% encerra as atividades entre dois e cinco anos de existência.
Em contrapartida, toda crise também é uma oportunidade promissora para obter sucesso mediante reflexão e adaptação. Isto é, continuar a expandir seus mercados e investir em suas marcas sem deixar de garantir uma melhor eficiência operacional. Estes são métodos relevantes para sair da crise e ir além das estratégias de defesa — corte de custos, redução de investimentos e enxugamento de pessoas.
Equilíbrio entre crescimento e rentabilidade: como fazer isso?
Após o ciclo de abundância de capital que acelerou a criação dos unicórnios brasileiros, este ecossistema enfrenta atualmente um novo cenário econômico. Nele, os desafios são uma constante. Afinal, os acontecimentos recentes trouxeram consigo questionamentos importantes sobre o crescimento acelerado das startups. São eles:
- a combinação da pandemia com a crise energética;
- a guerra na Ucrânia,
- a maior inflação nos EUA dos últimos 40 anos;
- o impacto na bolsa de valores e nos países emergentes, além da
- flutuante variação entre dólar e real.
Uma visão executiva do mercado
Na busca pela eficiência em caixa, a primeira medida adotada pelas empresas é o corte de custos. Entretanto, comumente esse corte acontece nas linhas de aquisição e crescimento, o que traz alguns riscos.
Pausar o desenvolvimento de sua empresa quando ainda há espaço a conquistar pode tirá-la da competição e deixar o espaço não capturado para os concorrentes, principalmente aqueles com gestão equilibrada de crescimento e rentabilidade. Afinal, não há fluidez na estratégia se não houver integração das informações.
Os registros de contabilidade para startups geralmente contam com custos enxutos e estrutura reduzida. Porém, isso não muda o fato de que continua sendo necessário manter controle preciso e constante sobre as movimentações, tanto de obrigatoriedades quanto de faturamento. Dessa forma, a estruturação contábil se apresenta como uma ferramenta de suma importância para este tipo de empresa.
Como dito anteriormente, a realidade de uma startup é totalmente diferente das empresas tradicionais. Por isso, buscar prestadores de serviços alinhados ao perfil e aos objetivos próprios é fundamental.
How profitable is your startup?
Profitability is the result of the company's operations in a given period in relation to the investments made. This includes all economic, operational, and financial elements of the startup. So take all these factors into consideration when evaluating the indicator.
Dessa forma, a GAAP acts as the main technical reference and supplier of strategic support for innovation hubs and some of the main initiatives aimed at the development and acceleration of startups from the most varied segments in the country.
Entre em contato conosco para conhecer as vantagens da contabilidade para startups de perto.
Henrique Macedo é sócio/diretor da GAAP Auditores & Consultores, empresa especializada em terceirização de serviços contábeis e parceira do Founder Institute São Paulo como mentor de nosso programa de capacitação de startups.