Surpreendentemente, em pleno 2022, apenas 14% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres no Brasil. Contudo, elas representam mais de 50% e totalizam 109 milhões da população do país. Atualmente, 80% delas são responsáveis pelas decisões de compra das famílias e mais de 30 milhões são empreendedoras brasileiras.
Com isto em mente, gostaria de compartilhar com você a importância das mulheres na tecnologia liderando inovações na captação de investimento para as startups.
Diversidade nos negócios e igualdade de gênero
Para começar, não podemos ignorar a barreira com a qual a mulher se depara no mercado de trabalho no geral. Sem dúvidas, existe um grande muro que, muitas vezes, pode conter seu potencial empreendedor em qualquer área de negócios.
Por isso, é necessário compreender que a diversidade nos negócios não é baseada em uma ação e sim em uma jornada. Ou seja, uma empresa que não se preocupa com a diversidade hoje em dia está se perdendo totalmente no rumo da história.
Afinal, na mesma proporção que o “muro” citado anteriormente bloqueia o desenvolvimento corporativo das mulheres, ele também arrisca o crescimento da companhia em questão. Os gestores só têm a perder ao negar confiar em mulheres competentes no comando ou aceitar suas ideias e sugestões de grande impacto nas decisões.
Como a presença de mulheres impacta o segmento de startups?
O empreendedorismo em startups representa a capacidade para criar modelos de negócios inovadores, repetíveis e escaláveis mesmo em ambientes de grande incerteza. Este segmento é primordialmente guiado pela inovação e tecnologia justamente pelas diferentes soluções para problemas reais de mercado que estes fatores propiciam.
Nada em termos de competência e prática impede que mulheres sejam líderes de empresas de base tecnológica ou inovadora. Entretanto, de acordo com a Associação Brasileira de Startups, em 2021 apenas 16,9% dos fundadores de startups eram mulheres.
Ainda assim, os números não são tão positivos quando olhamos para a formação das equipes dessas empresas: apenas 20,8% das startups têm uma quantidade de mulheres mais expressiva. Isto é, o setor precisa de muito incentivo para melhorar a igualdade de gênero.
Como as mulheres têm contribuído para o setor?
Em resumo, a diversidade é a base para o avanço e uma pesquisa feita em 2020 pela consultoria norte-americana Boston Consulting Group comprova isso. Segundo os resultados, startups fundadas por mulheres geram 2,5 vezes mais receita por dólar levantado junto a investidores do que aquelas fundadas por homens.
Além disso, a First Round Capital, empresa de capital de risco especializada em fornecer financiamento em estágio inicial para empresas de tecnologia, revelou algo parecido. Empresas fundadas estritamente por mulheres registraram desempenho 63% melhor do que aquelas com equipes fundadoras masculinas.
Em outras palavras, lugar de mulher é, definitivamente, onde ela quiser! Incluindo startups, inovação e tecnologia. Esse espaço está disponível para que empreendedoras o ocupem, trazendo com elas habilidades femininas tidas como soft skills essenciais para o desenvolvimento do mercado.
Prova disso é que, pela primeira vez, um terço dos aportes feitos na América Latina foi destinado a startups que contam com mulheres no conselho. O volume investido nessas empresas saltou de 16% em 2019 para 31% em 2022. É o que aponta o estudo LAVCA VC & Tech Mid-Year Trends na América Latina, feito pela Associação Latino-Americana de Private Equity & Venture Capital (LAVCA) em parceria com a Microsoft e a Bertha Capital.
Dessa forma, a GAAP atua como principal referência técnica e fornecedora de suporte estratégico para hubs de inovação e algumas das principais iniciativas voltadas ao desenvolvimento e aceleração de startups dos mais variados segmentos do país.
Entre em contato conosco para conhecer as vantagens da contabilidade para startups de perto.
Henrique Macedo é sócio/diretor da GAAP Auditores & Consultores, empresa especializada em terceirização de serviços contábeis e parceira do Founder Institute São Paulo como mentor de nosso programa de capacitação de startups.