A rentabilidade e a lucratividade são indicadores fundamentais na análise do retorno de investimentos realizados e desempenho de um empreendimento. Afinal, o primeiro passo na administração de uma startup é estimar o potencial de lucro que a ideia pode alcançar.
Sendo assim, é necessário levar em consideração o segmento em que ela estará envolvida e a forma como ocorrerá seu fluxo de vendas. Ou seja, deve-se entender e avaliar relatórios e dados a fim de que a tomada de decisão seja assertiva. Portanto, principalmente a partir da análise dos mesmos é possível entender a saúde financeira da empresa.
Mas quais são as diferenças entre lucratividade e rentabilidade?
Primeiramente, as próprias definições já denotam algumas diferenças observadas nos radicais de ambos os termos. A lucratividade compara o lucro final com o faturamento das vendas da empresa, enquanto a rentabilidade compara o lucro final com os investimentos realizados.
Isto é, os dois indicadores utilizam o lucro líquido como base de cálculo. Entretanto, estes são analisados paralelamente com dois fatores distintos do desempenho financeiro da organização empresarial.
Vale ressaltar outro contraste: em contrapartida com a rentabilidade, a lucratividade depende de informações de custos, formação de preços e concorrências. Estes aspectos são determinantes para verificar se a receita das vendas vai ser suficiente para cobrir custos e gerar lucro.
A importância da avaliação da rentabilidade do retorno sobre o investimento em sua startup
Existe uma razão pela qual avaliar a rentabilidade de sua startup além da lucratividade da mesma é indispensável. Justamente em virtude de ser um indicador útil para descobrir se o investimento feito na empresa é bem-sucedido ou não.
Enquanto a lucratividade vincula lucro líquido e receita, a rentabilidade substitui o segundo item pelo valor investido diretamente na empresa. Nesse sentido, o resultado deste cálculo possibilita identificar se o negócio está realmente valendo a pena.
Se aprofundando na rentabilidade da sua startup
Como citado anteriormente, lucratividade e rentabilidade são indicadores pilares de desempenho. Sem dúvida, trazem dados e inteligência para o processo de tomada de decisões. Por isso, o domínio dos conceitos permite aplicar as informações obtidas em prol da saúde financeira e operacional da empresa.
Sobretudo, a rentabilidade, especificamente, depende da capacidade do negócio de gerar retorno com base nos recursos que foram investidos. Isso significa que uma empresa é capaz de possuir boa rentabilidade ao mesmo tempo que apresenta baixa lucratividade e vice-versa.
De fato, existe uma balança entre a relação e distinção destes dois indicadores. Além da influência que eles possuem sobre o seu negócio. Logo, torna-se imprescindível que o gestor conheça e saiba calcular os dois indicadores. Dessa maneira, analisar as métricas e adotar ações estratégicas direcionadas para as necessidades da empresa fica mais fácil e eficaz.
Quão rentável é a sua startup?
A rentabilidade trata-se do resultado das operações da empresa em um determinado período em relação aos investimentos realizados. Isso inclui todos os elementos econômicos, operacionais e financeiros da startup. Então leve todos estes fatores em consideração para avaliar o indicador.
Como evitar erros de investimento em startup?
A análise dos indicadores de rentabilidade tem o objetivo de mensurar o retorno do capital investido e identificar os fatores de sucesso ou fracasso obtidos através dos investimentos.
A saber, essa inspeção diz respeito aos processos produtivos – a atividade operacional da empresa. Ao passo que a rentabilidade está diretamente relacionada ao setor operacional, leva-se em conta a lucratividade obtida pelas realizações empresariais.
Todavia, existe o risco de incorrer numa situação de bitributação que reduz significativamente a margem de lucro. A GAAP evita que erros como este aconteçam orientando os empresários antes que aconteçam os prejuízos.
Ao longo de nossa trajetória, nos orgulhamos de ter sido responsáveis pela estruturação contábil de algumas das startups de maior sucesso do mercado brasileiro. Com visão abrangente sobre o universo da inovação e conhecimento profundo sobre os desafios que cercam a atividade dos empreendedores, atuamos, inclusive, no formato de consultoria, orientando as decisões desde o desenvolvimento do plano de negócios até as fases mais avançadas de captação de investimentos.
Dessa forma, a GAAP atua como principal referência técnica e fornecedora de suporte estratégico para hubs de inovação e algumas das principais iniciativas voltadas ao desenvolvimento e aceleração de startups dos mais variados segmentos do país. Entre em contato conosco para conhecer nossos serviços de perto.