O investimento Pré-Seed e Seed se refere a duas modalidades dentre cinco tipos principais das chamadas rodadas de investimentos. Este último nome é designado a principal ferramenta utilizada por startups para acelerar seu crescimento.
O que são rodadas de investimentos?
Em outras palavras, trata-se de um processo em que os empreendedores apresentam seus projetos para possíveis investidores com o intuito de interessá-los a disponibilizar capital. Certamente com a condição e finalidade de obterem uma participação acionária no negócio, participando nos ganhos futuros da empresa.
Nesse ínterim, os aportes são estruturados de acordo com o nível de maturidade e grau de risco dos investimentos. Ou seja, quanto mais inicial é a empresa, menor é a rodada.
O foco deste guia são os dois estágios iniciais, visto que despertam maior curiosidade no mercado pela acessibilidade prática para ambas as partes da negociação. Entretanto, não se engane: para ingressar neste segmento é necessário conhecê-lo bem. Por isso, continue lendo para obter mais insights.
Você sabe a diferença entre Pré-Seed e Seed?
Investimento Pré-Seed
O investimento Pré-Seed leva em conta startups em fase de tração que têm um MVP testado e validado. Só para exemplificar, o MVP é como um protótipo da solução da startup que já pode ser testada em uso comercial. Normalmente os valores de investimento nesta etapa atingem até R $1 milhão e são efetuados após o clássico FFF (Family, Friend & Foul).
Trata-se de uma rodada com uma valuation, onde é possível observar o envolvimento de investidores-anjo. Isso porque, além da possibilidade de oferecer recursos financeiros ao empreendimento, eles também agregam smart money, valor por meio de suas experiências e expertises.
Investimento Seed
Já o investimento Seed é indicado para projetos em fase de crescimento que precisam de mais capital. Geralmente são startups em fase de escala e em busca da confirmação de seu modelo de negócio na prática, no início da fase de expansão. Sendo assim, os recursos captados se aplicam principalmente ao desenvolvimento do produto bem como ao crescimento da equipe.
A saber, nesta rodada de investimento comumente são realizadas mais pesquisas sobre o mercado-alvo e a adequação do produto – conceito conhecido como “product-market fit”.
Dessa forma, recomenda-se que o empreendedor esteja preparado para apresentar aos possíveis investidores as projeções do negócio e as oportunidades disponíveis. Geralmente os valores de investimento nesta etapa costumam se adequar entre R $1 milhão e R $5 milhões.
Como realizar um Investimento Pré-Seed e Seed?
A LGA Ventures acelera a conexão dos investidores com as melhores startups inovadoras e acompanha o seu crescimento com foco no retorno financeiro com o grande diferencial da possibilidade de assumir o papel de investidor-anjo em diferentes startups ao mesmo tempo.
Vantagens de investir com a LGA Ventures
- Fim do Stress: Você investe e a LGA Ventures cuida dos aspectos societários e tributários. Organizamos o investimento e negociamos com os fundadores.
- Fim dos passivos: Nossos contratos são celebrados via Mútuo Conversível em ações após 3 anos, junto a uma SCP (Sociedade em Conta de Participação) da LGA Ventures.
- Gestão responsável e assertiva do seu investimento: Estruturamos as relações entre investidores e governança acompanhando de perto as startups com relatórios trimestrais e indicadores de desempenho.
A LGA Ventures já nasceu com mais de 20 anos de experiência referentes à rede própria de co-investimentos em startups, somada a consultoria e auditoria no setor de contabilidade como o resultado da união entre a LAAS Latin American Angels Society e a GAAP Auditores & Consultores, além da parceria jurídica com a Baptista Luz, pioneira no desenvolvimento e inovação empresarial.
Ao invés de permitir o investimento em apenas uma empresa, trazemos uma proposta mais segura, diversificada e rentável, multiplicando os ativos de sua carteira em até 10 startups e chances promissoras de se tornar sócio de um próximo unicórnio a partir de um único investimento.